O ENSINO DA PERÍCIA CONTÁBIL EM BRASÍLIA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumo
O presente artigo evidencia e traz para discussão resultados obtidos em pesquisa com 201 alunos dos cursos de ciências
contábeis ofertados por instituições de ensino superior (IES) da região de Brasília, no Distrito Federal, relativos ao ensino e
mercado de trabalho da perícia contábil. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado aos alunos do 7º ao 10º
período semestral, abrangendo alunos concludentes, no segundo semestre de 2013. A questão de pesquisa consiste em
obter evidências, sob a perspectiva dos alunos, de como as instituições de ensino superior, que ofertam o curso de ciências
contábeis, preparam seus alunos para o exercício da profissão, na atividade pericial, nos quesitos relativos à motivação de
interesse pela perícia e de informação sobre desafios e oportunidades do mercado de trabalho. No sentido de viabilizar
respostas para essa questão, a pesquisa teve por objetivo verificar como as IES ofertam o conteúdo de perícia contábil
visando a preparar seus egressos para atender ao mercado de Perito-Contador. Para a obtenção das respostas que
satisfizessem à investigação, utilizou-se como metodologia a análise da variância (ANOVA) por meio do teste de médias,
auxiliada por análise das estatísticas descritivas. Os resultados finais obtidos mostram, com confiança de 90% e 95%, que os
alunos que cursaram o conteúdo curricular se interessam pela perícia. Há um alto grau de desinformação sobre desafios e
oportunidades do mercado de perito-contador. Esses resultados sugerem a necessidade de que as IES promovam
adequação curricular para eliminar as deficiências evidenciadas.
PT-BR
US-US
Gostou ? Compartilhe nas suas redes sociais!
Deixe seu comentário ou dúvida aqui embaixo
0
0
votes
Article Rating
Subscribe
Login
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
